Um laboratório de análise de sangue na palma da mão
Os progressos da micro fluídica (ciência que estuda as propriedades físicas dos micro fluidos) poderão dar nascimento a mini laboratórios portáteis para analisar o sangue de um paciente em alguns minutos.
Uma equipa de cientistas reunindo pesquisadores das universidades de Berkeley (Califórnia), de Dublin (Irlanda) e de Valparaíso (Chile) desenvolveu um protótipo muitíssimo promissor de chip micro fluídico de alguns centímetros quadrados.Fabricado com polímero poroso, contém microcanais nos quais o sangue vai fluir segundo as regras físicas da micro fluídica. Nesta escala, a velocidade de sedimentação (velocidade de depósito das moléculas) é bem mais rápida e os pesquisadores aproveitam-se dessa propriedade para separar os glóbulos brancos e os glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo em alguns minutos.
O sangue a ser analisado flui da esquerda para a direita em alguns minutos. Mais pesados, os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos escoam até um dispositivo de detecção de biomarcadores enquanto o plasma é extraído.
Créditos: Ivan Dimov/UC Berkeley.
Nenhum comentário:
Postar um comentário