segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Visão além do alcance [ANABEATRIZ]



Pessoas que tiveram a visão afetada por alguma doença agora contam com uma tecnologia para voltar a enxergar. O olho biônico, desenvolvido pela Bionic Vision Australia, atua através de uma câmera minúscula e um chip inserido no globo ocular do paciente.
A câmera, disposta em um par de óculos, capta as imagens e as transforma em sinais elétricos que são enviados para o chip. Este componente é responsável pela transferência dos estímulos para os neurônios da retina. A resolução percebida ainda é baixa, mas já um grande passo para quem perdeu a visão. A previsão de implantes da tecnologia, de acordo com boatos na internet, é para o ano de 2013.
Visão além do alcance
Não somente nesse aspecto de recuperação, a novidade abre possibilidades incríveis para aumentar o alcance e, quem sabe, incrementar a visão do ser humano. Não seria bacana receber informações de distância, tamanho, peso e temperatura de objetos assim que focalizados?


Será que tais tecnologias chegarão a proporcionar melhoria nas nossas vidas? Em quais outras possibilidades estas inovações poderiam ser utilizadas? Faça suas projeções como um cientista e deixe seu comentário.


Homens metálicos [ANA BEATRIZ]



A amputação de membros é uma situação traumática e que exige muita perseverança para uma completa recuperação psicológica. A debilidade e o sentimento de impotência são os fatores que mais atrapalham a adaptação de pessoas que passaram por esse tipo de procedimento cirúrgico.
As chamadas próteses inteligentes são uma maneira de auxiliar o processo de readaptação desses indivíduos com a rotina que levavam anteriormente. A tecnologia, através de reformulações das ligações do sistema nervoso, reproduz movimentos naturais do homem. Basta a pessoa pensar para realizar o movimento.
 A tecnologia auxiliando a melhora de vida das pessoas
Fonte da imagem: site da empresa Touch Bionics Inc
A perfeição das ações geradas ainda não é perfeita, mas este gênero de aparelho vem recebendo pesados investimentos em desenvolvimento. Resultado disso são próteses ainda mais avançadas - conforme apresentado pela EPA European Pressphoto Agency -, as quais devolvem as percepções sensoriais ao usuário. Isso significa que o mecanismo consegue interagir com o cérebro e mandar informações de textura e temperatura.

A tecnologia e medicina unidas pelo bem de todos [ANABEATRIZ]


Evidentemente, as pesquisas científicas que associam as tecnologias à medicina não têm como objetivo tornar os personagens de quadrinhos reais, mas os resultados desses estudos começam a dar indícios de que os super-humanos não estão longe de virar realidade.
Próteses inteligentes, impressoras de órgãos, equipamentos para curar ferimentos com maior eficiência, entre muitas outras inovações, são formas de tornar a vida das pessoas mais saudável. O rumo e amplitude dessa união de esforços entre a ciência tecnológica e a médica são inimagináveis - para elas, tudo é possível. Confira neste artigo algumas das invenções que devem “aperfeiçoar” os seres humanos.
A tecnologia e medicina unidas pelo bem de todos 
A adaptação humana
O corpo humano é o centro de inúmeros estudos e discussões, não existe nenhuma máquina tão complexa quanto ele. Seu funcionamento só é possível devido à harmonia de funcionamento de vários sistemas, como o respiratório, digestivo, nervoso, muscular e circulatório.
Quando acontece algum tipo de problema durante sua formação embrionária, um acidente ou influência externa que quebre tal relação harmoniosa, nosso organismo apresenta o que talvez seja a mais importante de suas características, a adaptação.

Roupa robótica permite que pessoa carregue mais de 200 kg [ANABEATRIZ]



Estudante conseguiu carregar homem paralítico no monte Saint-Michel.
Seiji Uchida visitou ponto turístico da França nas costas de estudante.

Com roupa robótica, estudante conseguiu carregar Seiji Uchida nas costas (Foto: AFP)Com roupa robótica, estudante conseguiu carregar Seiji Uchida nas costas (Foto: AFP)
Uma roupa robótica que dá mais força às pessoas permitiu que um homem japonês paralítico visitasse as ruas íngremes do monte Saint-Michel, na França, na terça-feira (5). Com um dispositivo desenvolvido por cientistas japoneses, Seiji Uchida, de 49 anos, pôde visitar o ponto turístico nas costas do estudante Hiromasa Hara.

A roupa é colocada nas costas, braços e pernas da pessoa que irá carregar, no caso, Hara. Ao ler os sinais do cérebro e seguindo as ações musculares, o dispositivo captura a força da pessoa que está sendo carregada, permitindo que o estudante Hara consiga levantar mais de 200 kg.

Uchida sempre sonhou em visitar o monte medieval na França, um labirinto de degraus íngremes. No entanto, um acidente de moto aos 20 anos o deixou incapaz de andar. “Foi um sonho poder vir aqui”, disse Uchida, que viajou com a mulher e os quatro filhos. “É muito difícil chegar ao monte em uma cadeira de rodas”, completou.
Uchida, paralítico há mais de 20 anos, conseguiu chegar ao alto do monte Saint-Michel (Foto: AFP)Uchida, paralítico há mais de 20 anos, conseguiu chegar ao alto do monte Saint-Michel (Foto: AFP)

Santa tecnologia!!! [ANABEATRIZ]



Ah, Santa Tecnologia!
Dan Kitwood/Getty Images

Tecnologia ajuda paralíticos a andar

Nada mais revigorante do que possibilitar a outrem motivos para sorrir. E o que dizer então de possibilitar que cadeirantes voltem a ficar em pé e andar?

O exoesqueleto biônico desenvolvido pelo engenheiro Thomas Dwyer utiliza muitos recursos da robótica e é movido a bateria para funcionar. Ele foi projetado para auxiliar cadeirantes e pessoas que sofreram lesões na medula voltarem a andar.


Dan Kitwood/Getty Images

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mouse para Deficientes Visuais [ ANA BEATRIZ]


É a evolução da tecnologia permitindo criar meios para que todos possam ter acesso à internet e informática de modo geral.
Mouse para Cegos

Diante das tecnologias foi possível produzir um mouse especialmente para pessoas com deficiência visual, o Mouskie.


A chegada do  mouse para deficientes visuais  se deu por insistência de dois pesquisadores suíços que tiveram o interesse em desenvolver para essas pessoas facilidades na hora de utilizar o computador.
Philippe Racine e Jean-Marc criaram o mouse para deficientes que funciona com muita agilidade e facilidade. A ideia é que os deficientes visuais sejam capazes de perceber as letras apenas sentindo-as no equipamento.

Como Funciona o Mouse?

Como a tecnologia serve tanto para os parcialmente cegos, assim como para os que não enxergam absolutamente nada, existem duas formas de saber exatamente o que está escrito ou o que se escreve.
Ao pressionar qualquer tecla e passar o mouse sobre a letra, aparecerá na tela o que foi digitado, ao lado terá a inscrição em braille, também uma síntese vocal será emitida e dirá o que está escrito e para finalizar é possível sentir com os dedos os pontos que compõe a letra.
O sistema funciona de modo bastante veloz, o que possibilita ao usuário ler palavras inteiras ao passar o equipamento por cima. O cursor sai de uma letra e logo é capaz de detectar outra e formar o alfabeto braile.

Mouskie

O mouse para deficientes visuais recebeu o nome de “Mouskie”, ele funciona através da tecnologia wi-fi e apresenta ótimos resultados. Recentemente, na Feira Reabilitação ele apareceu.
Aprovado, o equipamento deixou feliz muito dos que ali estiveram e os fiz perceber o quanto pesquisas e colaborações podem ser benéficas para que cada dia mais as pessoas possam ultrapassar os limites físicos.

Designer tem ideia de Smartphone para cego [ANA BEATRIZ]


Aparelho teria botões em braile e tela com superfície em relevo

DrawBraille Mobile Phone é smatphone pensado para cegos

Draw Braille Mobile Phone é Smartphone pensado para cegos












A popularização dos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis está mudando a forma como acessamos a internet, cada vez mais em qualquer lugar e a qualquer hora. Mas como essas maravilhas tecnologias funcionam para pessoas com deficiências visuais graves?
“Não funcionam”, pode pensar o leitor. Na verdade, não é bem assim. No caso do iPhone, da Apple, o aparelho conta com o VoiceOver, que descreve, em voz alta, o que aparece na tela. Assim, o usuário pode utilizar o aparelho sem precisar vê-lo.
Contudo, o recurso tem muitas limitações e, com isso em mente, um estudante de Desenho Industrial da Universidade de Sheffield Hallam, na Inglaterra, resolveu criar algo mais prático: um aparelho com todas as funções normais de um telefone, mas com indicações em braile.
Batizado de Draw Braille Mobile Phone, o dispositivo tem duas peças principais: a primeira é constituída por 35 botões em braile, distribuídos em cinco colunas. Já a segunda é semelhante ao monitor de toque de muitos telefones inteligentes, mas com superfície em relevo.
A bateria do aparelho também pode ser medida através de cinco pontos em relevo, cada um representando 20% da energia disponível. E o Smartphone conta ainda com outros recursos específicos como mensagens de texto, e-mail, leitor de livros e até um tocador de músicas.

Infelizmente, o projeto ainda não passa de um esboço sem qualquer previsão para ser comercializado. Mas se os desenvolvedores de Smartphone começarem a ter um pouco mais de consciência quanto a democracia digital, quem sabe o aparelho não vire realidade. Tomará!!!!

olho biônico [ANA BEATRIZ]

A esperança de milhões de dificientes visuais passa pela nova tecnologia 

A esperança de milhões de deficientes visuais passa pela nova tecnologia                                                                                                          
              


Uma nova tecnologia promete trazer de volta a esperança de enxergar novamente para pessoas com deficiências visuais graves. O dispositivo permitirá que pessoas afetadas por degeneração da retina, uma das maiores causas de cegueira, voltem a enxergar.
O projeto está sendo desenvolvido por um instituo de pesquisas científicas Nano Retina, de Herzliya Pituah, em Israel. Trata-se de uma membrana que é conectada ao cérebro através do nervo ótico. A nova tecnologia se baseia na capacidade adquirida do cérebro de processar dados visuais.
É uma espécie de “olho biônico” que, ao ser implantado, proporcionará uma visão em preto e branco com uma resolução de 1.300 pixels na primeira geração de chips e 5 mil pixels na segunda geração. A bateria do "olho biônico" é recarregada sem fio, através de um mini laser acoplado a um par de óculos.
A empresa espera colocar o produto no mercado dentro de cinco anos.

ouvido biônico é indicado para surdez severa [ANA BEATRIZ]


O implante coclear é um equipamento eletrônico que estimula o nervo auditivo





Envelhecimento, exposição a sons intensos, questões genéticas, doenças e a ingestão de medicamentos tóxicos ao nervo auditivo são algumas das causas da surdez. A deficiência auditiva pode ser leve, moderada, severa e profunda. A otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães explica que a perda leve não dificulta a compreensão da fala, no nível moderado é indicado o uso de aparelho auditivo, no nível severo não é possível ouvir sons abaixo de 80 decibéis – altura de um aspirador de pó e no profundo os sons abaixo de 95 decibéis não são ouvidos.

As pessoas caracterizadas como surdas possuem problemas de audição severos ou profundos. A dificuldade de comunicação pode causar transtornos psicológicos e emocionais, prejudicar as relações sociais e afetar o aprendizado. “A intervenção de um especialista é fundamental para o tratamento da deficiência auditiva e reabilitação do paciente. Além dos tradicionais aparelhos auditivos, o implante coclear, também conhecido como ouvido biônico, é considerado uma alternativa eficaz para melhorar a audição”, ressalta Rita, oto neurologista mestre em clínica cirúrgica pela UFPR.

O implante coclear é um equipamento eletrônico computadorizado que estimula o nervo auditivo por meio de impulsos elétricos. Com a transmissão do sinal elétrico para o nervo, os estímulos podem ser enviados até o cérebro, onde são decodificados e o indivíduo volta a ouvir. “O implante é composto por uma unidade interna, implantada cirurgicamente por baixo da pele, e outra externa. A parte interna possui eletrodos, um receptor, uma antena e um imã. A antena capta os sinais elétricos e os eletrodos se conectam ao receptor, que tem como função a decodificação dos sinais”, esclarece.

O imã fixa a unidade externa na cabeça, composta por uma antena transmissora  um microfone e um processador de fala. Estes componentes são a parte visível do implante no paciente. O microfone capta e transmite os sons do ambiente para o processador de fala, que transforma os ruídos em impulsos elétricos e os envia para a antena transmissora. “A antena transporta o sinal até a unidade interna, onde os sons são decodificados e há a estimulação do nervo auditivo. O restante do processo fica por conta do cérebro, que interpreta os sons”, explica.

A cirurgia para colocação do implante é delicada, pois exige a abertura de uma área próxima ao nervo facial. Rita destaca que a experiência dos médicos e a tecnologia tem assegurado o sucesso da intervenção. “O implante coclear é uma das estratégias mais avançadas para o tratamento da surdez. Graças a uma complexa tecnologia, o ouvido biônico é capaz de restaurar a audição”, aponta a médica, integrante da Equipe de Implante Coclear dos hospitais Pequeno Príncipe e Iguaçu. Rita avalia os candidatos ao implante de ouvido, especialmente os que se queixam de zumbido e tontura.

Antes da indicação, o paciente realiza diversos exames e testa outros tipos de tratamento para a deficiência auditiva. Em caso de insucesso, o paciente é avaliado por uma equipe de profissionais que analisa a viabilidade do procedimento. “São analisados diversos critérios e a avaliação é rigorosa. Em geral, os pacientes com mais chances de serem indicados para o implante coclear tem surdez severa bilateral que não foram beneficiados com o uso do aparelho auditivo. Quanto maior for o tempo de surdez, mais difícil será a reabilitação”, observa.
Segundo Rita, os pacientes com menos de 10 anos de surdez apresentam bons resultados com o implante coclear. 

Crianças que nasceram surdas e receberam tratamento precoce também exibem resultados positivos. “O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o tratamento gratuitamente. Para que o tratamento seja eficaz, é fundamental que o paciente seja atendido por um equipe interdisciplinar durante o período de reabilitação, pois o cérebro vai aprender a ouvir de outra forma”, acrescenta a especialista, responsável pelo Setor de Otoneurologia da Unidade Funcional de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas da UFPR.

domingo, 11 de novembro de 2012

Para Nokia, nanotecnologia pode viabilizar criação de telefones flexíveis e translúcidos [ Tatiane ]

Para Nokia, nanotecnologia pode viabilizar criação de telefones flexíveis e translúcidos 

As seções de pesquisa e design da Nokia - o Nokia Design e o Nokia Research Center -, divulgaram uma prévia de um dos projetos desses setores. Capitaneado pelo uso de nanotecnologia, o HumanForm seria um telefone totalmente maleável e capaz de reagir a interações dinâmicas e emocionais do usuário.

Olhando o HumanForm pela primeira vez, já é possível ter a sensação de estarmos à frente de um modelo de telefone bastante futurista, deixando o design dos atuais smartphones bastante antiquados. Prestando mais atenção ao corpo, nota-se a propriedade translúcida empregada no telefone, na qual é possível enxergar por dentro do aparelho, sem notar onde fica o hardware que compõe sua estrutura interna.

Como se esses recursos já não fossem suficientemente grandiosos (no sentido de inventividade), os designers envolvidos neste conceito, Tapani Jokinen e Jarkko Saunamaki, expuseram em um vídeo promocional todos os demais usos que o HumanForm poderá ter. Em uma delas, o telefone mostra a capacidade de informar o humor da pessoa com quem se fala ao telefone. Há também uma superfície sensível ao toque presente em todo o aparelho, e ferramentas que utilizam a flexibilidade do HumanForm, como o recurso de zoom.

O Nokia HumanForm é um projeto bastante impressionante, e que deixaria até mesmo os autores de ficção científica maravilhados com suas possibilidades. Sendo um modelo futurista, ainda não há previsão de quando este conceito poderá vir à público, e se o mesmo será integralmente como exibido ou em pequenas porções, como melhorias em outros lançamentos da Nokia.

Honda lança nova versão de seu famoso robô “quase humano” o Asimo [ Tatiane ]

Honda lança nova versão de seu famoso robô “quase humano” o Asimo


 O famoso robô “quase humano” da Honda está ainda mais inteligente. Nesta terça-feira, a empresa japonesa anunciou atualizações no Asimo, primeiro robô do mundo com um sistema autônomo de controle de comportamento. Com esta nova versão, ele consegue modificar seu humor e interagir com as situações que ocorrem a sua volta.

Com um design criado justamente para se assemelhar o máximo a um humano, o Asimo, segundo a Honda, está menos automotivo e mais autônomo. Graças à nova forma de se comportar, o robô pode tomar suas próprias decisões e se movimentar sem a necessidade de ser controlado por uma pessoa.

O sistema de reconhecimento externo e a captação de áudio fazem com que ele facilmente identifique o ambiente onde se localiza e processe as informações necessárias para evitar obstáculos. Seus sensores permitem ainda que o Asimo entenda vozes e gestos feitos por diversos humanos ao mesmo tempo, o que faz com que a Honda acredite que o robô possa conviver normalmente em qualquer sociedade. Além disso seus dedos são dotados de habilidades motoras.

As atualizações também chegaram à boa forma do baixinho, que está seis quilos mais leve e pode correr com velocidade de até 9 km/h. Além disso, ele consegue pular, se abaixar e até saltar em uma perna só. Suas mãos estão mais detalhadas do que nunca, o que permite a realização de diversas tarefas delicadas.

Hacker de 15 anos é condenado a seis anos de uso restrito de internet (L.A)


Um hacker de apenas 15 anos, conhecido pelo codinome Cosmos, foi condenado em um tribunal na Califórnia a cumprir uma pena de seis anos em liberdade condicional. O jovem terá ainda o uso da internet restringido e supervisionado até completar 21 anos de idade.
De acordo com o tribunal, o jovem confessou ser culpado por diversos delitos, como fraude de cartões de crédito. Além disso, Cosmos participou do grupo hacker UGNazi, que teve acesso a dados confidenciais em sites como Amazon, PayPal, Microsoft e Netflix. A sentença prevê ainda que o uso de internet deverá ser exclusivamente com fins educativos – e sempre supervisionado.

O futuro dos programas e jogos é Freemium?(L.A)

Nos últimos tempos, um novo tipo de distribuição de jogos e programas começou a ser disseminado pelo mundo — principalmente em plataformas móveis e redes sociais. Em vez do que acontecia anteriormente, o modelo Freemium funciona de um modo ao qual os consumidores ainda não estavam acostumados.
Os jogos distribuídos de maneira Freemium funcionam da seguinte maneira: os jogadores podem baixar e executar os games gratuitamente e sem que haja limitações de fases ou funções essenciais para o bom andamento das partidas. Mas há uma série de itens especiais e fases extras, por exemplo, que só pode ser aproveitada por quem paga por isso.

Há mercado para isso?

Alguns dos jogos mais populares da atualidade estão sendo distribuídos dessa forma. Ainda não estamos falando de grandes títulos produzidos para os consoles, mas em computadores isso é muito comum. Combat Arms e Grand Chase, por exemplo, seguem esse modelo de aplicativos Freemium. O já mencionado Dead Trigger passa pelo mesmo momento e a grande maioria dos games sociais também.
O CNET publicou um estudo realizado pela empresa de pesquisas NPD mostra que pelo menos 40% dos usuários que jogam games Freemium em seus sistemas acabam optando pela compra de itens especiais pelo menos uma vez. Esse número revela que o modelo realmente funciona e pode gerar bons lucros para os desenvolvedores — o que é o grande motivador para o desenvolvimento de novos títulos.
Agradando aos consumidores e gerando dinheiro para as empresas, o modelo Freemium se mostra realmente uma saída para fugir do fracasso. Mas é claro que o mercado não se adequa a todos os games, por isso a qualidade deles continua sendo algo insubstituível. Afinal de contas, ninguém gastaria dinheiro em algo ruim, sendo que há opções muito melhores no mercado.

Ouvido Biônico [ Tatiane ]

Ouvido Biônico

O aparelho é implantado cirurgicamente no ouvido do paciente e, através de estímulos eléctricos, ocorre a estimulação do nervo auditivo. É o recurso mais avançado existente no mundo para o tratamento da surdez.


Jovem decide amputar mão e substituí-la por prótese mecânica [ANA BEATRIZ]

A prótese mecânica funciona captando os mesmos impulsos cerebrais que controlariam a mão natural. Foto: BBC Brasil
A prótese mecânica funciona captando os mesmos impulsos cerebrais que controlariam a mão natural
Foto: BBC Brasil

O sérvio Milo perdeu os movimentos do braço direito em um acidente de motocicleta 10 anos atrás. Cirurgias conseguiram recuperar o braço parcialmente, mas sua mão ainda é incapaz de fazer movimentos básicos.
Por causa disso, ele optou por amputar a mão disfuncional, para colocar uma prótese mecânica em seu lugar. Milo, que tem 26 anos, diz que a solução de amputar sua mão é a melhor que pode imaginar, depois de viver uma década com uma mão deficiente.

A cirurgia está sendo oferecida pelo cirurgião austríaco Oskar Aszmann, da Universidade Médica de Viena, que a descreve como uma reconstrução biônica. Aszmann diz que a ideia de dar uma mão artificial ao paciente veio depois de observar suas dificuldades após tantos anos convivendo com os problemas da falta de movimento na mão.
O repórter da BBC Neil Bowdler explica que, apesar dos recentes avanços na ciência dos membros biônicos, mesmo algumas próteses de ponta ainda têm limitações de movimentos. Já nova geração de mãos biônicas oferece mais flexibilidade e é capaz até mesmo de girar a partir do pulso.
Sensores

A prótese mecânica funciona captando os mesmos impulsos cerebrais que controlariam a mão natural. Os sinais são detectados através de sensores dentro da prótese. Em 2010, um jovem chamado Patrick, de 24 anos, foi a primeira pessoa no mundo a escolher a troca por uma mão biônica, também em Viena.
Ele perdeu as funções da mão depois de ser eletrocutado no trabalho. Hoje, ele consegue abrir rapidamente uma garrafa e até amarrar os sapatos, usando os mesmos sinais que utilizava para controlar sua mão real.
A experiência de Patrick ajudou Milo a decidir-se pela operação. Mas remover partes vivas do corpo humano, mesmo que danificadas, levanta sérias questões éticas. Bennet Foddy, especialista em ética médica da Universidade de Oxford, diz que é sempre difícil certificar-se de que o paciente sabe o que está fazendo e que não se arrependerá.
Para ele, na medida em que a tecnologia evolui, podemos ter mãos biônicas melhores do que as mãos naturais, e pessoas com mãos saudáveis querendo fazer substituições. Mas Oskar Aszmann diz que não tem problemas com a ideia de cortar a mão natural de Milo, já que a reconstrução biológica dos movimentos seria um processo longo e, possivelmente, ele ainda teria uma mão disfuncional no fim.

Tecnologia e saúde: como essa união melhora os atendimentos e reduz custos [ANA BEATRIZ]


A saúde e a tecnologia estão se tornando grandes aliadas no que diz respeito às pesquisas e novas formas de intervenção. Embora os agendamentos de consulta pela internet e a explicação de um caso por meio de tablets já pareçam um avanço, a parte “high tech” dos médicos já está bem mais avançada.
Um bom exemplo é o caso do físico brasileiro Sérgio Mascarenhas, 84, que suspeitou sofrer de Parkinson. Para ter a confirmação do diagnóstico, entretanto, era bem mais complicado que se esperava: foi preciso que acontecesse uma intervenção cirúrgica em seu cérebro, que teve um alto custo e foi de grande risco. Após o ocorrido, ele descobriu que o resultado era negativo, mas resolveu direcionar a sua pesquisa para uma forma de facilitar esse tipo de diagnóstico.

Através de seus estudos, Mascarenhas conseguiu desenvolver um chip que permite registrar informações sobre a deformação óssea por meio da proporcionalidade da pressão dentro do crânio. Com os avanços da pesquisa, a versão mais atual do chip exige apenas a proximidade com o paciente para a coleta das informações. O projeto pode ser levado ao Sistema Único Integrado de Saúde (SUS) e tanto facilitaria o trabalho dos médicos quanto diminuiria o custo das operações.
A modernidade tecnológica também é uma aliada dentro da sala de cirurgia. Através datecnologia do Kinect, os médicos do Hospital Paulistano conseguem organizar o quadro de cirurgias e as informações dos pacientes apenas por gestos. Além disso, os parentes do paciente ficam recebendo novidades através de um painel ligado diretamente à sala em que acontece o procedimento.
Além dos procedimentos cirúrgicos, também há uma variedade de aplicativos que podem ser usados para a saúde diária, como o Medication Manager, que faz o controle dos medicamentos que estão sendo tomados pelo paciente, indicando o horário da medicação. Na Europa, já está sendo testado também o Sanofi-Aventis iBGS-tar, aparelho que, ao ser acoplado ao smartphone, analisa a glicose do sangue

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Robô voador esférico(cleverson)


 
Ministério da Defesa do Japão, criou um dos mais versáteis voando robôs que eu já vi, eo que é pensado para ser o primeiro robô voador esférico para boot.
O robô consegue combinar o melhor do helicópteros e avião, como o uso de  asas e pode planar, assim como viajar muito rápido com o movimento para a frente. Na verdade a bola de 42 centímetros de diâmetro pode atingir velocidades de até 60 km / h  pesando pouco mais de 350gramas.
Como você pode ver no vídeo abaixo, devido ao uso de três sensores de giroscópio abordo que  podem atuar no ajuste e manutenção de um estado a pairar. Porque como é uma esfera, ela também pode pousar em praticamente qualquer superfície e ainda rola movimentando-se a partir do chão.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Android [ Tatiane ]

Android

Android é um sistema operacional do Google para smartphone e tablet. O Android conta com a Google Play, loja de aplicativos e jogos, pagos e gratuitos. Samsung e Motorola são exemplos de fabricantes que possuem celulares com sistema operacional Android, como o Samsung Galaxy S III e o Milestone.


evolução da tecnologia na saude [ANA BEATRIZ]

Teste de glicose pelo iPhone

A evolução tecnológica sempre busca melhorar a vida dos seres humanos, seja com um computador mais inteligente ou novas funções no automóvel. Já quando o assunto é medicina, sempre pensamos em novos medicamentos ou estudos científicos. No entanto, este é um tema que pode ir mais longe. Atualmente existem tecnologias que estão revolucionando a medicina e podem se tornar bastante comuns em um futuro bem próximo. São desde exames feitos remotamente com toda eficiência de um laboratório até aparelhos que monitoram uma gravidez de alto risco mesmo longe do hospital.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Óculos de realidade aumentada também são filmadora.(Caroline Martins)

Protótipo foi anunciado na Alemanha e pode ser o primeiro grande concorrente do Google Glass.
 
Óculos de realidade aumentada também são filmadora  
       Engenheiros do instituto COMEDD, localizado em Dresden, na Alemanha, desenvolveram novos óculos de realidade aumentada que são capazes de, além de exibir imagens em suas lentes, capturar conteúdo, funcionando como uma filmadora.
       Outro diferencial é que, enquanto o Google Glass exige uma espécie de joystick para controlar as suas funções, os óculos alemães podem ser inteiramente controlados pelos olhos. Para isso, basta apenas olhar para uma seta indicativa na imagem para acionar o comando em questão.
    " Nossos óculos estão equipados com um novo chip CMOS, que contém uma câmera e uma minitela OLED”, explica Rigo Herold, um dos coordenadores do projeto, Segundo ele, já há empresas interessadas na produção em escala comercial do equipamento.
      A possibilidade de controle de ações por meio dos olhos existe graças a fotodetectores embutidos no chip, criando uma espécie de microtela bidirecional, que torna possível tanto a exibição quanto a captura de imagens. O chip mede 11 x 13 milímetros e a tela ocupa uma área de 10,24 x 7,67 milímetros.

Google Wallet pode lançar cartão de crédito em versão física.(Caroline Martins)

Sistema funcionaria como um cartão de crédito comum, mas permitindo a escolha de diversas bandeiras.

 Google Wallet pode lançar cartão de crédito em versão física

O serviço Google Wallet foi criado para facilitar pagamentos e outras transações financeiras com mais facilidade e segurança — de uma maneira similar ao que ocorre com o PayPal, mas sendo ainda mais dinâmico. E segundo alguns rumores que começam a circular nos Estados Unidos, é capaz que em breve tenhamos uma versão física do cartão de crédito da Google.
Os rumores começaram quando alguns screenshots foram divulgados pelo site Android Police, que afirma ter recebido o pacote de instalação da nova versão do Google Wallet para Android. E nesse app, foi possível encontrar uma opção para pedir um cartão de crédito “Google Wallet card”. Na descrição do aplicativo, ainda foi revelado que seria possível alternar o cartão para que ele funcione como vários outros cartões.
Dessa forma, ele seria um substituto direto para todos os outros cartões de crédito, podendo ser programado para funcionar de diferentes formas — não há qualquer detalhe de como isso seria. O site The Verge entrou em contato com a Google para obter algumas informações sobre o assunto e recebeu a seguinte resposta: “Sem comentários”. Isso nos faz pensar que talvez o rumor seja confirmado em breve.

domingo, 4 de novembro de 2012

LG lança Optimus 4X HD no Brasil por R$ 1.899 (P.V)

O mercado brasileiro acaba de receber mais um smartphone com processador NVIDIA Tegra 3 quad-core. O LG Optimus 4X HD promete acirrar a disputa pelo topo do mercado Android no Brasil, concorrendo diretamente com o Samsung Galaxy S3, que tem conseguido ótimos números de vendas. O preço sugerido para ele é similar ao do concorrente: R$ 1.899

Transmitir energia elétrica sem fio por 10 cm de concreto (P.V)

A tecnologia sem fio para a internet já está relativamente bem desenvolvida, mas o mesmo não se aplica à eletricidade. Porém, uma equipe da Toyohashi University of Technology foi capaz de transmitir energia elétrica sem fio para pneus de carros através de um obstáculo espesso – melhorias significativas e que podem ser incorporadas na área.
A equipe foi capaz de transmitir cerca de 60 watts de energia através de 10 cm de concreto sólido para pneus de automóvel ligados a uma lâmpada. A ideia por trás do experimento é enviar eletricidade (em uma escala muito maior, claro) para carros e outros veículos a partir de fontes instaladas embaixo do asfalto, que costuma ter a espessura de 20 cm em estradas. O segredo é a utilização de uma transmissão chamada acoplamento magnético.

Desempenho de baterias (L.A)

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte descobriram uma nova técnica capaz de criar muitas camadas de nanoestruturas em uma determinada superfície, podendo gerar baterias e células solares mais eficientes.
A estrutura, que se assemelha a uma flor, é criada a partir de sulfureto de germânio tratado em uma fornalha. Através do processo, ele se transforma em uma folha com camadas de 20 a 30 nanômetros e 100 micrômetros de comprimento. As folhas são acumuladas em camadas formando uma estrutura folicular.

Concreto que elimina rachaduras (L.A)

O concreto é o material mais popular na construção civil. Ele é barato, fácil de usar e extremamente resistente. Agora, testes feitos pela Universidade de Delft na Holanda mostram que ele pode ter um futuro ainda mais brilhante. A equipe de pesquisa descobriu uma forma de fazer com que o concreto “se cure” sozinho no caso de rachaduras, o que seria a solução para situações em que a ação do tempo é capaz de prejudicar estruturas inteiras.
A nova fórmula do concreto traz bactérias inofensivas aos humanos, as quais entram em ação com o simples contato com a água, criando calcário e consertando as rachaduras por conta própria. Com isso, o concreto poderia ser reconstituído até mesmo com a ação da chuva.

Caneta digital Inkling já está disponível no mercado brasileiro.(Caroline M.)

     Fabricado pela Wacom, modelo permite transformar desenhos reais em arquivos digitais sem o auxílio de scanner.
               Caneta digital Inkling já está disponível no mercado brasileiro
  A companhia australiana Wacom informou nesta semana que já está disponível no Brasil a Inkling, caneta digital que permite transformar desenhos reais em arquivos digitais sem o auxílio de qualquer scanner. Por meio de um sensor próprio, o dispositivo transfere as linhas feitas em qualquer superfície para a tela do computador, mantendo a precisão do traçado manual.
   A caneta digital Inkling é formada por componentes de hardware e software. O hardware inclui a caneta e um receptor sem fio que captura uma imagem do rascunho e que a armazena digitalmente. A caneta digital com ponta esferográfica utiliza a tecnologia de sensibilidade e pressão da Wacom (1024 níveis) para medir a intensidade da pressão do acessório sobre o papel enquanto o usuário desenha, transportando-a à versão digital do desenho. Assim, por meio de sua sensibilidade a pressão, a Inkling captura as diferentes grossuras das linhas criadas com o lápis digital.
    Quando o rascunho é finalizado, conecta-se o receptor ao computador pela entrada de USB para transferência dos arquivos digitais. Os arquivos podem ser abertos com o software incluso Inkling Sketch Manager para editar, apagar ou acrescentar pastas, assim como para trocar os formatos e transferir os arquivos a programas de software criativo para aperfeiçoá-los e editá-los imediatamente.
    Segundo informações do fabricante, a caneta digital tem preço sugerido de R$ 999 e deve estar disponível nas lojas já a partir do início do mês de novembro.
   

Amazon lança app para armazenar fotos do seu Android de graça na nuvem.(Caroline M.)

   Serviço conta com 5 GB para cada conta e permite enviar vários itens de uma só vez.

Amazon lança app para armazenar fotos do seu Android de graça na nuvem
          A empreitada da Amazon no mundo dos tablets e outros dispositivos não para de render novidades. Dessa vez, a companhia lançou um aplicativo para smartphones e tablets Android para que você possa armazenar todas as suas imagens na nuvem. A ferramenta conta com 5 GB de espaço para cada usuário e consegue receber vários arquivos de uma só vez.
           Fora isso, um dos aspectos da ferramenta que a empresa destaca é a sua interface, a qual mostra todas as imagens que você possui no serviço com um layout diferenciado. Depois de ter uma visualização de toda a galeria online, você pode ainda compartilhar as suas fotos nas redes sociais diretamente do app.
          O aplicativo Amazon Cloud Drive Photos está disponível na Google Play gratuitamente e é compatível com a versão 2.3.3 do Android e superiores.

Google Glass é a invenção do ano.(Caroline M.)

Dispositivo só deve começar a ser vendido em 2014 e compõe uma lista com as 26 melhores invenções de 2012.

Google Glass é a invenção do ano, segundo revista Time 
 
      O Tecmundo já publicou inúmeras notícias sobre o revolucionário computador da Google que fica de frente para os seus olhos de forma muito próxima. Estamos falando sobre o Google Glass, antigamente conhecido como Project Glass, que agora recebeu o título de invenção do ano da revista norte-americana Time junto com outros produtos.
       Para ilustrar o integrante de uma lista com 26 invenções, a revista inseriu em seu site uma imagem do que pode ser a versão final, ao menos em se tratando de design, do Google Glass. O aparelho deve funcionar como um verdadeiro computador e vai projetar a sua interface muito próximo de um dos olhos do usuário. Fora isso, uma câmera para filmagens e fotografias vai equipar o dispositivo.
       Ainda segundo o site da revista, o Google Glass poderá ser comprado em algum momento de 2014, sendo que já no ano que vem o produto pode ter uma versão para desenvolvedores liberada pela Google.

Celebridade usa vestido atualizado pelo Twitter com 2 mil lâmpadas de LED (Caroline M.)

             Vestido mostrava posts enviados para conta de empresa de internet móvel.

Celebridade usa vestido atualizado pelo Twitter com 2 mil lâmpadas de LED
        Nada de roupas de grifes: Nicole Scherzinger, ex-vocalista da banda Pussycat Dolls, apareceu em um evento com um vestido criado com nada menos do que 2 mil lâmpadas de LED. A ação faz parte da divulgação dos serviços de uma empresa britânica de internet móvel, a primeira a levar a conexão 4G ao Reino Unido.
Celebridade usa vestido atualizado pelo Twitter com 2 mil lâmpadas de LED
     
      O vestido tecnológico transmitia mensagens enviadas pelo Twitter para a conta @EE com a hashtag #tweetthedress. Além das lâmpadas, o vestido contava com cerca de 3 mil cristais Swarovski e foi criado pela empresa CuteCircuit. Para fazer a peça, foi necessário criar uma conexão USB para recarregar a roupa e usar a conexão 4G da EE para o recebimento de postagens do Twitter.

sábado, 3 de novembro de 2012

tecnologia e a Saúde [ANA BEATRIZ]




iHealth
Cada vez mais os nossos gadgets servem para nos ajudar como instrumentos de controle de saúde. A novidade agora é para o iHealth, um dock lançado hoje que transforma o seu iPhone, iPod touch ou iPad em um aferidor doméstico de pressão sanguínea.
A novidade é excelente para quem sofre de pressão alta e precisa constantemente medir sua situação. Através de um aplicativo dedicado (gratuito na App Store), é possível não só realizar a aferição, mas ter acesso a gráficos comparativos e memorização de resultados anteriores, permitindo um relatório posterior completo ao médico, que poderá assim avaliar a evolução de seu paciente, mesmo ele tendo feito a medição no conforto do seu lar. 
iPhonECG Case
Em 2009, a Apple introduziu no iOS 3 uma maior interação do sistema com acessórios, abrindo um grande leque de possibilidades para empresas de equipamentos, inclusive médicos. Um exemplo disso poderá ser visto na próxima CES (maior feira internacional de tecnologia voltada ao consumidor): é a iPhonECG Case, capa que possibilita a realização de eletrocardiogramas reais com o iPhone.
ecg
A capa possui dois eletrodos que podem captar a frequência cardíaca seja nas mãos como também diretamente no peito. Com o acessório e a ajuda de um aplicativo especial, é possível medir e registrar toda a situação cardíaca, com transmissão wireless para o computador. Ele pode não apenas ajudar a médicos e especialistas a ter um equipamento de eletrocardiograma sempre consigo, mas também ao paciente que precisa de um controle mais frequente. 

Algumas tecnologias da saúde [ANA BEATRIZ]


Muitos males modernos são atribuídos à tecnologia. Lesões por esforço repetitivo, malefícios do sedentarismo, sempre dizem que a culpa é nossa, dos pobres equipamentos eletrônicos. Mas a tecnologia evolui em todas as frentes e, hoje em dia, diversos equipamentos auxiliam a viver vidas mais saudáveis.
Aparelho de Pressão Automático para Pulso - BIOLAND
Aparelho de Pressão Automático para Pulso - BIOLAND
A tecnologia é capaz de facilitar nossa vida com novas versões de instrumentos que conhecemos desde criança. Os termômetros, por exemplo, não precisam mais ser sacudidos ou controlado seu tempo embaixo do braço em algum relógio. As versões digitais apitam quando acabaram de marcar a temperatura e zeram automaticamente a cada uso. Evoluindo ainda mais, termômetros de ouvido facilitam a tomada de temperatura de crianças ou mesmo de pessoas irrequietas.
Os aparelhos medidores de pressão eletrônicos levaram para nossas casas o que antes dependia do domínio de uma técnica precisa com estetoscópio e o aparelho em si. Hoje, em poucos instantes é possível acoplar o aparelho e saber se estamos com a pressão sanguínea regular.
A mesma coisa acontece com os medidores de glicose, antes dependendo de laboratórios ou de técnicas pouco precisas. Kits encontrados facilmente resolvem todas as etapas do processo, desde a coleta do sangue da forma mais indolor possível, até a rápida medição dos níveis de glicose. Uma ajuda e tanto para os diabéticos, constantemente sob o risco de fortes complicações.
Aparelho Medidor de Glicose One Touch Ultra 2 Johnson & Johnson Medical
Aparelho Medidor de Glicose One Touch Ultra 2 Johnson & Johnson Medical
Na categoria dos equipamentos mais simples, um velho conhecido é o nebulizador, melhor amigo dos portadores de doenças respiratórias há gerações mas, há algum tempo, portáteis e simples de usar. Para os atletas, ferramentas excelentes também já estão se tornando muito comuns: o monitor cardíaco que informa em tempo real a pulsação de quem utiliza uma espécie de relógio e o contador de passos para saber exatamente a distância percorrida e o tempo.
Monitor Cardíaco Bodylink GPS 5C391 Trail Runner - Timex
Monitor Cardíaco Bodylink GPS 5C391 Trail Runner - Timex
Agora acho que todo mundo vai pensar duas vezes antes de dizer que as máquinas só servem para atrapalhar a saúde dos humanos, não é?
Termômetro Clínico Digital de Ouvido G-Tech
Termômetro Clínico Digital de Ouvido G-Tech